top of page

A evidência do filme: Jean-Luc Nancy e Abbas Kiarostami

life and nothing more-1200-1200-675-675-crop-000000.jpg
1551792698636.jpg

com a participação do Professor Fabio Roberto Lucas

Quanto uma imagem pesa? A experiência do olhar nos filmes de Abbas Kiarostami teria sido um momento importante para o filósofo Jean-Luc Nancy elaborar sua reflexão sobre o peso do pensamento. Mas se os corpos pesam no espaço, o que seria a experiência do peso numa experiência como a da imagem em movimento, desdobrada no tempo? Como pesar o tempo se não na defasagem entre o movimento do olhar e o olhar do movimento? Afinal, nos filmes de Kiarostami, o cinema se vê não como um espetáculo, nem como uma representação, diz Nancy, mas como um movimento da e na matéria múltipla do olhar, num ato de olho que se infinitiza, que se partilha, multiplicando em abismo sua disparição e seus enquadramentos. De dentro dos tantos automóveis em deslocamento nos filmes de Kiarostami, nosso olhar e o dos personagens miram o mundo e a si próprios, modulando tempos e espaços da subjetividade e da alteridade, em caixas de olhar que se multiplicam de dentro do filme à câmera, até a própria sala de cinema.

Sobre o filme

Life is Nothing More (2017)

​

Antonio Méndez Esparza

Após um severo terremoto na cidade de Guilan, o diretor (Farhad Kheradmand) e seu filho, Puya (Buba Bayour), retonam ao devastado local para procurar pelos atores do filme Onde Fica a Casa do Meu Amigo? (1987), que ele dirigiu no local há alguns anos. Na procura, eles encontram pessoas que perderam tudo no terremoto, mas continuam com esperança e tentando viver suas vidas.

Sobre o professor

Fábio Roberto Lucas​

Professor do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da Pontifícia Universidade Católicade São Paulo (PUC-SP). Realizou pós-doutorado no Instituto de Estudos Literários da Unicamp (2021-2022). Foi professor de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade Federal de Minas Gerais (2021). Realizou pós-doutorado no programa de pós-graduação em letras da Universidade Federal do Paraná (2019-2021). Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2018). Possui graduação em Filosofia pela mesma instituição (2010). Fez doutorado sanduíche em 2017 pela Université Paris Ouest Nanterre (bolsa PDSE/Capes). É membro do Grupo de Pesquisa "Categorias da Narrativa", inscrito no Diretório do Grupo de Pesquisas do Brasil/ CNPq, desde 2021. Participa da Equipe Valéry do ITEM/CNRS, desde 2023. Desenvolve pesquisas nas áreas de teoria literária e poesia moderna e contemporânea.

bottom of page